Além dos objetivos ambientais, o Programa Goiânia Coleta Seletiva tem uma preocupação intrínseca com o caráter social da reciclagem. Todos os materiais recicláveis recolhidos pela Prefeitura são doados as cooperativas e associações de catadores, conveniadas ao Programa.
A Universidade Federal de Goiás – UFG e a Pontifícia Católica de Goiás – PUC, parceiras do Programa, através do trabalho de incubação social oferecem serviços de consultoria para que os catadores possam se organizar em cooperativas, valorizando o trabalho e atuação deles no mercado.
Atualmente, com o apoio deste trabalho, existem 13 instituições beneficiadas. O convênio vem para auxiliar as cooperativas a se estruturarem e conseqüentemente atender a demanda de materiais recicláveis. A Secretaria de Trabalho – SETRAB (3524-2440), é a responsável pelo cadastramento e cuidado com as novas instituições, auxiliando o catador na hora de montar ou participar de uma cooperativa.
Hoje, o município de Goiânia, conta com 13 unidades de cooperativas e associações, sendo 3 delas beneficiadas com galpões novos e toda uma estrutura montada para os cooperados e para o atendimento das demandas do município. Estes 3 galpões foram construídos através de recursos do Ministério Público do Estado de Goiás e a Prefeitura de Goiânia com o intuito de difundir a ideia que é preciso reciclar.
Cooperativa Fenix Carrossel Cooperativa COOPERAMA