Postagens no blog

Ecoponto Faiçalville

É de conhecimento de todos que uma das maiores dificuldades da sociedade contemporânea é a destinação correta dos resíduos sólidos o que acarreta em diversos problemas ambientais, sociais e de saúde pública. Neste sentido, faz-se necessário buscar soluções que possibilitem a minimização da problemática resíduos sólidos e também criar iniciativas sustentáveis que corroborem para o correto manejo dos resíduos sólidos.

Partindo disso, a Gerência de Políticas e Manejo de Resíduos Sólidos da Agência Municipal do Meio Ambiente – AMMA com parceria da Companhia de Urbanização de Goiânia – COMURG deu início ao projeto de implementação de Ecopontos no Munícipio de Goiânia.

O Ecoponto Faiçalville localizado na F18 – APM C29, Loteamento Faiçalville será a primeira implementação e espelho do projeto que já está com as obras sendo finalizadas ainda com previsão de entrega em Dezembro de 2020, o objetivo do projeto é que o Ecoponto seja um dos locais ambientalmente adequados para o descarte de resíduos segundo o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) contribuindo para um melhor gerenciamento dos resíduos e reciclagem.

Dessa forma os cidadãos terão à disposição pontos de descarte de resíduos adequados e gratuitos, os novos Ecopontos estão sendo implantados em cima de um novo conceito, com um projeto aprimorado e diferente do já existente no Jardim Guanabara.

Read Blog Detail
Categorias: Ecopontos

Programa Educação Ambiental nos Parques

Venha conhecer nosso programa educação nos parques e praça de Goiânia.

Read Blog Detail
Categorias: Ecopontos

Cooperativismo e Meio Ambiente

Aconteceu na manhã do dia 30 de outubro de 2019, o 1º Encontro de Empreendedorismo das Cooperativas de Reciclagem da Região Metropolitana de Goiânia no auditório da OCB/SESCOOP – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás. Esteve presente no evento o Presidente da OCB/SESCOOP-GO Luís Alberto Pereira, o Presidente da AMMA Gilberto Martins Marques Neto, o Promotor de Justiça Juliano Barros de Araújo, o Vereador Gustavo Cruvinel, a Diretora de Gestão Ambiental da AMMA Flaviana Esteves, o professor da UFG Fernando Bartolo e representantes das Cooperativas de Materiais Recicláveis do Estado de Goiás.

O objetivo este primeiro encontro foi apresentar a OCB/SESCOOP-GO às cooperativas de materiais recicláveis do Estado de Goiás, mostrar os benefícios ao COOPERADO e os serviços que são oferecidos.

Neste encontro também ouvimos o Palestrante Tião Santos, um catador de materiais recicláveis do Estado do Rio de Janeiro que trabalhou por muitos anos no lixão de Gramacho, o maior da América Latina. Ele falou sobre a realidade dos resíduos recicláveis no Brasil, as campanhas que deram certo e o empreendedorismo no meio das cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Gilberto Neto, Vereador Gustavo Cruvinel e Luís Alberto
Gilberto Neto, Tião Santos e Luís Alberto
Gilberto Neto
Read Blog Detail
Categorias: Blog ListSlider

Separe Não Pare!!!

Assista ao vídeo informativo, Separa Não Pare, e comece já a separar o seu lixo. Além de gerar emprego e renda, a cidade permanece limpa.

Read Blog Detail
Categorias: Slider

12 e 13/10/2019 Mutirão da Região Noroeste

Venha aproveitar o mutirão da Prefeitura de Goiânia em seu bairro, dias 12 e 13 de outubro de 2019, Região Noroeste, Setor Morada do Sol, lá você terá atendimento a vários serviços além de distribuição de mudas e dois conteiners para você levar o seu resíduo reciclável ou seu resíduo de construção que você deixou na calçada ou passeio público ou dentro do seu quintal. Venha, participe conosco deste momento. Não esqueça de separar o seu reciclável. Contamos com você.

Read Blog Detail
Categorias: Ecopontos

Prefeitura de Goiânia e Ministério Público faz entrega de três galpão para Cooperativas

Neste ano de 2019, a Prefeitura de Goiânia em parceria com o Ministério Público de Goiás, inaugurou três galpão de reciclagem às cooperativas COOPERAMA, COOPER FAMI E COOPER FENIX. Estas cooperativas hoje conta com uma estrutura adequada para melhor aproveitamento da segregação dos materiais a serem reciclados e melhor estrutura de trabalho para os cooperados. Veja mais abaixo fotos e vídeos das cooperativas.

Read Blog Detail
Categorias: Ecopontos

Programa Goiânia Coleta Seletiva – PGCS

O Programa Goiânia Coleta Seletiva (PGCS) teve inicio em novembro de 2008, foi criado com objetivo de evitar que materiais recicláveis fossem para o aterro sanitário, podendo assim aumentar a vida útil deste, e ao mesmo tempo, beneficiar famílias em cooperativas de catadores.

Na primeira etapa de implantação, o recolhimento de material para Coleta Seletiva era realizado somente em dez grandes bairros geradores de resíduos (Bairro Jardim América, Setor Aeroporto, Setor Bueno, Setor Campinas, Setor Central, Setor Coimbra, Setor Marista, Setor Oeste, Setor Sul e Setor Leste Vila Nova), em pontos de entrega voluntário (os PEVs), e em grandes geradores do setor comercial.

Em 2009, houve o lançamento da Coleta Seletiva porta a porta. Essa implantação proporcionou à Goiânia a coleta de lixo domiciliar Seletivo pelo menos uma vez por semana, semelhante à coleta comum de lixo orgânico que já é realizada pela COMURG, e faz parte do planejamento do Programa para que toda a cidade conte com tal serviço. Atualmente 545 bairros da capital são contemplados.

Para participar da Coleta Seletiva é simples. A população deve fazer a segregação dos resíduos (papel, plástico, metal e vidro) em um único recipiente/saco e poderá deixar o seu material reciclável na porta de sua casa no inicio do horário indicado, para que o caminhão da COMURG colete e leve até as cooperativas de catadores. Ainda existem, espalhados por pontos estratégicos da Capital, os pontos de entrega voluntario – os PEVs – equipamentos destinados a receberem, alem de materiais recicláveis, pilhas e baterias.

Confira o dia e o horário que o caminhão da Coleta Seletiva passa através do link “Coleta nos Bairros” e o local dos PEVs no link “Saiba onde está o PEV mais próximo de você”.

Foto: https://unsplash.com/t/arts-culture

 

   Clique para ver
o folder

 

Saiba onde está o PEV mais
próximo de você

Coleta
nos bairros

Read Blog Detail
Categorias: Uncategorized

Programa Coleta Seletiva é ampliado em Goiânia com nova frota

Nova frota reforça preocupação com a qualidade e agilidade no serviço

O prefeito Iris Rezende entrega amanhã, 15, 16 novos caminhões para o Programa Coleta Seletiva, às 08h30, no Paço Municipal. A nova frota substituirá os atuais caminhões, cuja capacidade aumentará de 24 para 45 metros cúbicos cada, gerando um grande impulso no trabalho, que atualmente já é realizado em todos os bairros da Capital. No último mês de julho, a produção geral da coleta seletiva alcançou quase 3 mil toneladas.

Para o presidente da Companhia, Denes Pereira, os novos veículos reforçarão a qualidade da coleta seletiva em toda cidade, ‘além de atender sistematicamente as orientações do prefeito Iris Rezende que tem dado atenção especial ao programa pela sua importância na sustentabilidade do meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios e gera renda para inúmeras famílias’.

O programa foi implantado em 2008, também na gestão do Prefeito Iris Rezende, mas foi em 2009 que a coleta ‘porta a porta’ foi implantada definitivamente, em todos os lares. O projeto evita que materiais recicláveis sejam levados para o aterro sanitário desnecessariamente, aumentando a sua vida útil, além de beneficiar famílias em cooperativas de catadores.

Para participar do projeto, a população deve fazer a segregação dos resíduos (papel, plástico, metal e vidro) em um único recipiente/saco e deixar o material reciclável na porta de sua casa, no horário e dia indicados. A lista com os bairros, dia e horário da Coleta Seletiva pode ser conferida no site da Prefeitura no link “Goiânia Coleta Seletiva”.

Márcia Tormim, da editoria de Urbanização

Foto: https://unsplash.com/t/arts-culture

 

Read Blog Detail
Categorias: Blog List

Lixo reciclável: Prefeitura cede áreas para cooperativas

Iniciativa é resultado de TAC firmado entre o Ministério Público e a Central de Cooperativas. Ao todo, o tamanho da área pública cedida pela administração municipal é de oito mil metros quadrados. Além das áreas, cooperativas também receberam projetos arquitetônicos para construção de galpões

A Prefeitura de Goiânia cedeu quatro áreas, que ao todo somam oito mil metros quadrados, para quatro cooperativas de catadores de materiais recicláveis, sendo três delas integrantes da Central das Cooperativas de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis Unidos Somos Mais Fortes (Uniforte), que integram o Programa Goiânia Coleta Seletiva. Nessas áreas cedidas pela administração municipal, as cooperativas vão construir galpões com recursos de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre as cooperativas e o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), por meio do titular da 15ª Promotoria de Justiça de Goiânia, Juliano Barros Araújo.

Além das áreas de dois mil metros quadrados cada, que estão localizadas nos setores Barra da Tijuca, Chácara Recreio São Joaquim, Residencial Senador Albino Boaventura e Santos Dumont, a Prefeitura de Goiânia também disponibilizou às cooperativas o projeto arquitetônico para construção de quatro galpões para triagem de resíduos recicláveis, que serão construídos com um recurso de R$ 4 milhões, oriundos de TAC entre o MP-GO e um hipermercado de Goiânia. “O projeto arquitetônico dos galpões está passando por todas as exigências dos licenciamentos e também com viés sustentável”, disse o membro do Grupo de Trabalho da Coletiva Seletiva em Goiânia, Guilherme Gasel.

Conforme Gasel, o auxilio às cooperativas contempla pontos que são estabelecidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos. “As cooperativas exercem parte desse trabalho, gerando renda aos associados, contribuem com o meio, auxilia na diminuição do que vai para o Aterro Sanitário e também na quantidade de materiais que teriam a destinação incorreta, por isso o nosso apoio”, relatou.

As cooperativas contempladas com a área de mais de dois mil metros quadrados para construção de galpões são: a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis Reciclamos e Amamos o Meio Ambiente (Cooper-Rama), localizada no Setor Chácara Recreio São Joaquim; a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis Família Feliz (Cooperfami), do Setor Barra da Tijuca; Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Ordem e Progresso (Acop), situada no Residencial Senador Albino Boaventura; ligadas à Uniforte. Além dessas, a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis Fênix Carrossel, do Setor Santos Dumont também é beneficiada.

No ato da assinatura do TAC com o MP-GO, a presidente da Uniforte, Dulce Helena do Vale, disse que a disponibilização dos recursos das áreas e do projeto arquitetônico é o pontapé inicial para a melhor estruturação das cooperativas de catadores de Goiânia. “É uma vitória para os catadores, pois teremos galpões bem estruturados e totalmente equipados, o que possibilitará não somente melhores condições de trabalho, como trará visibilidade ao catador e possibilidade de mais parcerias”, afirmou.

Programa Coleta Seletiva
Criado em 2008 pelo prefeito Iris Rezende, o Programa Goiânia Coleta Seletiva tem como objetivo evitar que materiais recicláveis sejam direcionados ao Aterro Sanitário, o que auxilia no aumento da vida útil do local e, ao mesmo tempo, beneficia famílias das cooperativas de catadores. Para participar do programa, a população deve fazer a segregação dos resíduos (papel, plástico, metal e vidro) em um único recipiente, para a realização da coleta por parte da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e o envio às cooperativas. Os dias e horários da coleta estão disponíveis no site da Prefeitura de Goiânia.

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo
Foto: https://unsplash.com/t/arts-culture

 

Read Blog Detail
Categorias: Blog List